Blog dos alunos destinado ao livre debate de idéias e temas diversos entre os alunos, ex-alunos, funcionários, professores e colaboradores da FUCAPE Business School.











segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Falha na dedada.

Quanto ao que penso sobre o sistema de digital para presença dos alunos na FUCAPE. A principal questão é o fato de os alunos que estão presentes em sala de aula, mas que perderam a oportunidade de colocar o dedo até as 7:45 receberem duas faltas. Mesmo tendo assistido a segundo aula do primeiro turno antes do intervalo, de 8:20 as 9:10. A falta que recebem é uma injustiça. Vamos parar e analisar. Assim como a FUCAPE necessita de um sistema que demonstre que os alunos realmente estavam em sala de aula, daí podemos utilizar a velha história, sempre aparece na mente de alguém que defende a instituição, do aluno que tinha presença assinada em sala de aula, cometeu um assassinato e utilizou-a como prova para se defender, os alunos também necessitam de algo que prove que assistiram a segunda aula. Afinal, eles estavam presentes em sala, só não da forma que o sistema de presenças da faculdade reconhece. Veja bem, se alguém comete algum ato ilícito e culpa o aluno X em questão, estava em sala, que o crime ocorreu no horário da aula, este não tem como provar que estava presente com a anuência da faculdade, um grave problema para o estudante, que paga mensalidades e tem os seus direitos. O dilema é o mesmo. O problema é que o pêndulo de prioridades esta demasiadamente do lado da FUCAPE.

Nem tudo são flores. Os alunos respodem de forma negativa a certas regalias, posto que o horário normal de entrada não é respeitado pela maioria, sendo que os 15 minutos de tolerância deixaram de ser a exceção e se tornaram a regra. Eu, por exemplo, utilizo o tempo extra como regra, por conveniência e decisões minhas, que, convenhamos, não cabe a ninguém o direito de julgar se a minha decisão foi correta ou não. Assim, como não posso fazer o mesmo por outros. O mesmo vale pra faculdade. Não cabe a ela fazer o julgamento de como os alunos alocam o seu tempo disponível. Porém, o fato é que o entra e sai gera um incômodo aos professores e são eles os determinantes para a qualidade de ensino da instituição, e isso deve ser solucionado também.

Agora que refletimos sobre o que esta acontecendo nos corredores e salas de aula da faculdade, sugiro que os alunos utilizem esse espaço para manifestar suas propostas para solucionar o problema. Aqui vai a minha;


A questão da presença na segunda aula para o aluno, podemos utilizar métodos simples para não lesar o estudante quanto ao seu direito de receber o tão primoroso PRESENTE. Em, pelo menos, uma das aulas. Basta que o professor disponha em sua mesa de um papel certificado, caso o professor observe que o aluno estava em sala, concede um atestado de presença para o aluno que o entrega para a secretaria. Esta armazena o atestado, caso o estudante venha a precisar, utiliza-o para se assegurar, em um dos casos, que não reprove pelas faltas que tomou devido ao sistema, ou para que possa faltar em ocasiões que realmente necessite. Podemos estabelecer que o horário de entrada seja para no máximo até o horário normal da aula, e assim acabamos com o período inutilizado que os professores tanto reclamam.

Existem métodos melhores, escutei a proposta do Kym e, aluno da faculdade, particulamente, preferi. Gostaria de convida-lô para apresentar sua idéia.

Enfim, quanto ao entra e sai que não ocorre devido ao sistema de chamadas da FUCAPE. Esse não têm solução nenhuma que possa ser posta em prática com viés de impor algo aos alunos, isso seria um absurdo. O que pode, e penso, que deve ser colcado em ação é os professores serem mais rigorosos na avaliação da participação do aluno em sala de aula e, ao mesmo tempo, recompensarem de forma proporcional ao alunos que agradarem as expectativas. Isso pros que se incomodam, pois creio que essa não é a visão absoluta dos professores, cada um deve adotar a postura que acharem conveniente para lidar com os alunos, algo conversado.

Espero que os alunos, os mais interessados, se manifestem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fernando, sei que estava doente no dia mas você realmente fez falta na reunião destinada a debater esse tema.
Eu particularmente seria a favor até de não existir chamada, ou salas de aula, e assistirmos
às aulas on-line (como na harvard por exemplo), mas entendo que o MEC, e até o mercado, fazem certas exigências aos métodos disciplinares das faculdades, portanto: defendo que as pessoas que queiram chegar tarde tenham pelo menos o direito de incomodar menos e não serem mal vistas pelos professores (colocar o "trem" que ler digital próximo à porta ajuda),até porque se for dado ao aluno o direito de chegar depois de 7:45, tendo somente uma falta computada, provavelmente esse direito será exercido pelo "companheiro" e por muitos, e isso pode até ser que deixe algum mestre mais infeliz ainda ao assistir sua sala sendo atravessada por passos. Outra coisa que ajudaria seria se o quadro ficasse em direção oposta à porta e ao leitor de dedos, diminuindo ainda mais o efeito de "quebra de concentração" .
O que eu acho que seria melhor já disse acima, mas dado que ter algumas regras é "exógeno", que seja algo mais harmônico e menos conflituoso pelo menos.
'Eu, por exemplo, que "não" utilizo o tempo extra como regra, por conveniência e decisões minhas, que, convenhamos, não cabe a ninguém o direito de julgar se a minha decisão foi correta ou não', e em geral chego até cedo demais, defendo o seu direito de usar a sua concessão, e de não ser punido por isso.
Saudações Liberais do "camarada " Tiago Ferreira.

Anônimo disse...

Concordo que o sistema de presença digital é incômodo. No entando, necessário.
Há de se considerar que caso não fosse dessa forma o prejuízo para os próprios alunos(prejuizo de aprendizado) seria imenso - todos sabem disso. A digital serve TAMBEM de incentivo para assistir as aulas.

Acho que seria justo se ao invés de 2+2 aulas fosse 1+1+1+1, ou seja, cada digital colocada representasse uma aula. Dessa forma o aluno que chegasse ás 7:16, perderia apenas 25%, ao invés de 50%.

A intenção do sistema de presença não deve em momento algum representar um problema, portando uma reavaliação possa ser interessante, mas no sentido de minimizar injustiças, não de favorecer interesses pessoais.

Mateus S.

Tiago Ferreira disse...

Fernando, quando tiver uma chance tente me adicionar mais uma vez por favor.
tiagorev@gmail.com
Abração
Tiago Ferreira