Blog dos alunos destinado ao livre debate de idéias e temas diversos entre os alunos, ex-alunos, funcionários, professores e colaboradores da FUCAPE Business School.











segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma boa interpretação sobre a Lei de Say.

" Ociosidade e o pleno emprego

"A ciência econômica não se contentou apenas com o que Smith e Say haviam ensinado [...] mas desenvolveu um sistema integrado de teoremas que convincentemente demonstrou a absurdidade dos sofismas inflacionistas."
Ludwig von Mises

Impreterivelmente toda criança, ao encarar a miséria existente no mundo, já questionou o porquê de simplesmente não se imprimir dinheiro, distribuindo aos mais carentes. A ingenuidade infantil analisa um dado objetivo, a pobreza, descobre a causa, a ausência de dinheiro representado por papel-moeda, e formula uma solução: imprimir dinheiro.

Qualquer pai com alguma formação costuma destruir a lógica de seu filho afirmando que imprimir dinheiro apenas causaria inflação, não gerando prosperidade. Keynes, casado com uma bailarina russa, nunca teve filhos, mas seria curioso saber qual resposta ele daria a indagação de uma criança.

A Teoria Quantitativa da Moeda postula que alterações na oferta monetária são incapazes de surtir algum efeito na economia real. Uma alteração na disponibilidade do meio circulante apenas acarretaria mudanças nos preços relativos, nada mais. Devemos dizer, no entanto, que essa teoria não condiz com a realidade observável. Keynes sabia disso, porém o resultado de suas reflexões devem ser vistos com cuidado.   "

Segue o link com o texto completo, Ociosidade e pleno emprego.

Nenhum comentário: