Blog dos alunos destinado ao livre debate de idéias e temas diversos entre os alunos, ex-alunos, funcionários, professores e colaboradores da FUCAPE Business School.











segunda-feira, 19 de julho de 2010

Por que a ideia de que o capitalista explora o trabalhador é inerentemente falsa

'' Por que a ideia de que o capitalista explora o trabalhador é inerentemente falsa




por Wladimir Kraus, sexta-feira, 25 de junho de 2010

O desejo declarado das várias escolas socialistas, desde os marxistas linha-dura até os social-democratas defensores do estado de bem-estar social, sempre foi o de levar justiça às relações econômicas de uma sociedade. Em sua visão de mundo, justiça significa proteger os interesses dos trabalhadores contra os extorsivos capitalistas que supostamente não produzem nada, mas são capazes de colher formosos lucros.



Os social-democratas, não obstante, estão dispostos a trair seus princípios pelo simples fato de que uma sangrenta guerra civil em conjunto com uma economia centralmente planejada poderia ser ainda pior do que a contínua exploração dos trabalhadores. Ainda assim, eles têm a impressão de que são os trabalhadores os proprietários supremos dos produtos porque foram eles que labutaram e suaram, isto é, que estiveram diretamente envolvidos na produção física dos bens. ''

Segue o link com texto completo, Por que a ideia de que o capitalista explora o trabalhador é inerentemente falsa.

Nenhum comentário: